INEP prorroga prazo para solicitação de reaplicação do Enem 2023

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a extensão do prazo para solicitações de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

Os candidatos agora têm até as 23h59 da próxima segunda-feira (20) para fazer o pedido. Esta prorrogação visa auxiliar aqueles que enfrentaram problemas logísticos ou de saúde durante os dias do exame, realizados em 12 e 19 de novembro, bem como os participantes que residem a mais de 30 quilômetros do local de prova.

As solicitações devem ser feitas através da Página do Participante, e a reaplicação do Enem está agendada para os dias 12 e 13 de dezembro. O Inep especificou que são elegíveis para reaplicação os candidatos que sofreram com questões logísticas, como falhas de infraestrutura e falta de energia elétrica, e aqueles localizados longe do local de prova, com cada caso sendo analisado individualmente.

Além disso, candidatos com doenças infectocontagiosas listadas no edital, incluindo COVID-19, tuberculose, coqueluche, entre outras, podem solicitar a reaplicação. Estes pedidos devem ser acompanhados de documentação comprobatória, que será avaliada pelo Inep.

O instituto ressalta que candidatos que faltaram aos exames por motivos que não se enquadram nos critérios estabelecidos não terão direito à reaplicação. A decisão do Inep visa garantir a equidade e o acesso justo ao exame, crucial para o ingresso no ensino superior no Brasil.