Gramado declara situação de emergência por conta das chuvas

Foto: Ilton Gomes/Prefeitura de Gramado

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, emitiu um decreto de situação de emergência em resposta às fortes chuvas que afetaram a cidade na sexta-feira (17) e no sábado (18). Tanto a área urbana quanto a rural do município sofreram destelhamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos. Além disso, a prefeitura decidiu suspender as aulas na rede municipal nesta segunda (20).

No bairro Três Pinheiros, todos os moradores tiveram que evacuar suas casas devido ao risco de deslizamento de encostas. Essas famílias foram encaminhadas para o ginásio do bairro Jardim. Aproximadamente 110 famílias, entre moradores do bairro e da rua Nelson Dinnebier, no bairro Piratini, também precisaram deixar suas casas devido à instabilidade do solo.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Na tarde de sábado, uma casa na Linha Marcondes Baixa foi soterrada. Das quatro pessoas que moravam lá, apenas duas sobreviveram. Infelizmente, as vítimas fatais foram Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e Lidowina Lehnen, de 86 anos.

Na manhã desta segunda, um total de 20 adultos e 11 crianças permaneciam abrigados no ginásio da Escola Senador Salgado Filho, enquanto o restante encontra-se na casa de amigos e familiares.