Foto: Reprodução
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, anunciou nesta quarta-feira (29) em Montenegro, no Vale do Caí, um aporte de recursos extras de R$ 50 milhões do governo federal para 64 municípios gaúchos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Esses municípios já enviaram seus planos de trabalho para a reconstrução.
Além deste, Pimenta mencionou que há recursos previstos para prevenção de ocorrências climáticas e para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O ministro expressou o compromisso do governo em agilizar recursos para as localidades que enviarem a documentação necessária a tempo. Recursos emergenciais já foram liberados para São Sebastião do Caí, e ele planeja trabalhar para liberar recursos para Eldorado do Sul, que foi gravemente afetada.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Sobre novos recursos para as prefeituras, Pimenta mencionou que os valores estão sendo liberados continuamente, incluindo recursos da Defesa Civil e Assistência Social.
Ele também anunciou a implantação em breve de um novo sistema de alertas à população em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), eliminando a necessidade de cadastramento na Defesa Civil por SMS. O Rio Grande do Sul será um dos pioneiros nessa iniciativa, e treinamentos serão realizados nas cidades para sua implementação.