Fifa abre processo disciplinar contra Brasil e Argentina após briga no Maracanã

Foto: Reprodução/TVGlobo

A Fifa tomou medidas disciplinares contra as federações de futebol do Brasil (CBF) e da Argentina (AFA) devido aos incidentes envolvendo torcedores que atrasaram o início do “Superclássico” entre as duas seleções na última terça-feira (21). O anúncio foi feito por um porta-voz da Fifa nesta sexta-feira (24).

A entidade acusa o Brasil, país anfitrião do jogo realizado no estádio do Maracanã, de uma “possível violação do artigo 17” de seu código disciplinar, que trata da ordem e segurança durante as partidas de futebol. Por sua vez, a seleção argentina responderá a possíveis violações dos artigos 17.2 (relacionado ao comportamento impróprio dos torcedores) e 14.5 (que trata de atrasos no início do jogo).

Ambas as seleções enfrentam o risco de receber multas e a possibilidade de terem seus estádios parcial ou totalmente fechados em jogos internacionais, que são as sanções mais comuns aplicadas pela Fifa.

Relembre

Na terça-feira, antes do início da partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo, ocorreram confrontos nas arquibancadas que levaram os argentinos de volta aos vestiários após a execução dos hinos nacionais.

A situação foi controlada pela intervenção da polícia, e a seleção argentina retornou ao campo, mas o jogo começou com um atraso de meia hora em relação ao horário originalmente marcado para as 21h30 no Maracanã. O jogo marcou a primeira derrota da seleção brasileira em casa nas Eliminatórias da Copa do Mundo.