Canoas declara situação de emergência após chuvas e cheia de rios

Foto: Gustavo Garbino/Divulgação

Canoas, na Região Metropolitana, emitiu um decreto de situação de emergência devido aos estragos causados pelos recentes temporais e às cheias dos rios dos Sinos e Gravataí. A decisão foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira (22) e terá validade por 180 dias.

De acordo com a prefeitura, o decreto simplificará as contratações emergenciais necessárias e permitirá que os cidadãos afetados pelo desastre solicitem o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Vale destacar que esse processo não é instantâneo, pois ainda depende da homologação do governo estadual e do reconhecimento por parte do governo federal.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A Defesa Civil do município informou que aproximadamente 450 residências foram atingidas, afetando pelo menos 1.800 moradores em Canoas. Na Praia do Paquetá, o nível do Rio dos Sinos ultrapassou a cota de inundação em 3 metros.

Nesta sexta-feira (24), 173 pessoas estavam abrigadas em locais apoiados pela prefeitura. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Thiago Wurth está acomodando 33 pessoas, enquanto outras 63 foram removidas de suas casas e estão abrigadas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Segundo a prefeitura, 55 moradores estão acampados próximo ao viaduto da BR-448, na área próxima ao viaduto da Rua da Barca, enquanto outras 22 pessoas estão acampadas às margens da rodovia, perto da Praia do Paquetá. Os moradores optaram por não ir para os abrigos devido ao receio de furtos em suas residências. O executivo afirma que instalou banheiros químicos em ambos os pontos e está fornecendo assistência aos moradores nessas áreas.