Fernando Diniz não comandará o Brasil na Copa América

Foto: Joilson Marconne / CBF

O jogo do Brasil contra a Argentina nesta terça-feira (21) marcará a última participação de Fernando Diniz como técnico da seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Com o retorno das Eliminatórias Sul-Americanas apenas em setembro do próximo ano, Diniz já terá concluído seu contrato de um ano com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Bairrista mais perto de ti, vivente!

Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Diniz, que estará à frente da equipe nos amistosos contra Inglaterra e Espanha em março, encerrará sua trajetória antes da Copa América. Embora haja uma data FIFA em junho, não há confirmação de jogos, podendo ocorrer apenas um período de treinos.

A liderança técnica passará para Carlo Ancelotti na Copa América nos Estados Unidos. Em caso de ausência do italiano nos jogos, seu filho Davide Ancelotti assumirá o comando. Este arranjo foi acordado entre Ancelotti, atual técnico do Real Madrid, e Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Fernando Diniz poderá ter uma função na próxima comissão técnica, mas ainda não respondeu à oferta. A transição técnica na seleção brasileira ocorrerá após o término da temporada europeia, com Ancelotti cumprindo seu contrato com o Real Madrid até junho.

Nos próximos compromissos do Brasil, em março, Diniz ainda estará à frente da equipe nos jogos contra a Inglaterra em Wembley e contra a Espanha em Madrid. Especula-se sobre a oficialização do novo treinador e a estrutura da comissão técnica.

A especulação sobre Ancelotti como futuro técnico da seleção brasileira permanece, com o técnico cumprindo seu contrato atual, mas sem negar a possibilidade de comandar o Brasil. A CBF, por sua vez, mantém discrição sobre o acordo.

Fernando Diniz teve um desempenho misto nas Eliminatórias, com vitórias, empates e derrotas marcantes. Seu último jogo oficial contra a Argentina será a oportunidade de encerrar sua passagem pela seleção com um resultado positivo.