Foto: Reprodução/RBSTV
No último domingo (12), a cidade de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, enfrentou ventos muito fortes que resultaram em destelhamentos e transtornos. A prefeitura relatou que cerca de 120 casas foram danificadas, e empresas também sofreram impacto. Após uma análise realizada pelos meteorologistas da Defesa Civil estadual, concluiu-se que a cidade experimentou uma microexplosão.
Mas o que é exatamente essa microexplosão? De acordo com a meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do governo estadual, esse fenômeno pode ocorrer quando nuvens do tipo cumulonimbus, que geralmente estão associadas a chuvas intensas e se formam em altitudes elevadas, provocam rajadas de vento extremamente fortes de uma só vez. Em essência, esse foi o que aconteceu em Nova Santa Rita no fim de semana.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A microexplosão é semelhante a um tornado, mas, diferentemente deste, não se move em espiral. Em vez disso, parece criar um “corredor” de vento. Como não há uma estação meteorológica na cidade, não foi possível determinar com precisão a velocidade dos ventos registrados no município.
Outras cidades da Região Metropolitana também sofreram com os impactos. Em Cachoeirinha, mais de 80 famílias precisaram sair de suas casas devido a uma enchente de um arroio na cidade, que inundou áreas e deixou um carro isolado. Em Santo Antônio da Patrulha, três escolas tiveram parte de suas estruturas danificadas, e mais de 100 casas tiveram seus telhados arrancados em oito distritos.