Ex-estagiária do TJRS é presa por envolvimento com facção criminosa em Porto Alegre

Foto: Divulgação/Sindiregis

Uma ex-estagiária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi detida na manhã desta terça-feira (14) durante uma ação da Polícia Civil de Porto Alegre que visa desmantelar uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas. A operação, focada em um condomínio na área central da cidade, levou à prisão de seis outros indivíduos, além da ex-estagiária.

De acordo com a Polícia Civil, a mulher de 26 anos cobrava R$ 200 por consulta para fornecer informações confidenciais do sistema judicial aos membros da facção. A delegada Laura Lopes, da 19ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, declarou que a ex-estagiária buscava informações sobre mandados de prisão em segredo, potencialmente comprometendo operações policiais ou processos judiciais em curso.

Após a descoberta do esquema, o Tribunal de Justiça agiu rapidamente, removendo a estagiária de seu cargo. A operação incluiu a execução de sete mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas e nove mandados de busca e apreensão, estendendo-se para além do condomínio Princesa Isabel no bairro Azenha, alcançando outras localidades na Região Metropolitana.

Além disso, a operação teve ramificações fora do Rio Grande do Sul, com a detenção de um gerente de tráfico no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a execução de ordens judiciais no Rio de Janeiro.

O Ministério Público está investigando vazamentos de informações sobre mandados e operações. Segundo a RBS, até 14 estagiários do Tribunal de Justiça foram afastados sob suspeita de fornecer informações a criminosos sobre ações policiais planejadas.