De olho em 2024: Como está a preparação do Ypiranga para a próxima temporada

Foto: Enoc Junior/Ypiranga

Após chegar à semifinal do Gauchão Ipiranga 2023 e finalizar sua participação na Série C do Campeonato Brasileiro na 13ª colocação, o Ypiranga já projeta o ano de 2024, onde terá pela frente a disputa do estadual, nacional e Copa do Brasil.

A pré-temporada do Canarinho estava inicialmente prevista para iniciar no dia 20 de novembro, entretanto, o clube fez uma alteração e marcou a apresentação para o dia 27.

Renovações

Sem tempo a perder, menos de um mês após encerrar sua participação na terceira divisão nacional, o Ypiranga anunciou a primeira renovação: o técnico Jerson Testoni. Ele chegou à Erechim em julho e esteve à frente da equipe em sete jogos, onde somou três derrotas, duas vitórias e dois empates. O contrato foi renovado até o final de 2024.

A renovação dos jogadores começou pelo setor defensivo, com o capitão Heitor. O zagueiro, de 33 anos, chegou ao Canarinho em abril deste ano e disputou 18 jogos, além de marcar dois gols. Na lateral-direita, Lucas Lopes também confirmou permanência no Colosso da Lagoa. O jogador chegou ao clube em junho e fez sete jogos com a camisa do Ypiranga.

Outra permanência confirmada é do meia Dudu. Cria da base da equipe de Erechim, foi emprestado ao Operário Ferroviário, atuou neste ano na equipe sub-20 do Ypiranga no Gauchão da categoria, e atualmente está emprestado do Igrejinha, onde disputa o Gauchão Série B.

Peça importante na campanha do Ypiranga no Campeonato Gaúcho, sendo inclusive eleito o melhor goleiro da competição, o goleiro Edson também teve contrato renovado. O arqueiro chegou ao clube em 2022, e no final deste ano foi emprestado para o Concórdia, para a disputa do Copa SC. Além dele, o goleiro Allan também teve vínculo estendido, e chegará ao seu sétimo ano no clube.

Também cria da base, o atacante Vinicius Fabião teve seu vínculo renovado. O jogador retornou ao clube neste ano, para vestir a camisa do sub-20, após passagens por Chapecoense e Brasil. Nos últimos dias foi a vez da renovação do meia Mossoró. Conhecido no Colosso da Lagoa, o jogador teve sua primeira passagem em 2020 e retornou no ano seguinte. Já em 2023 vestiu a camisa do Ypiranga em 18 jogos, marcando um gol. Ambos jogadores já estão em Erechim e realizam trabalho de transição para os gramados.

Nos últimos dias, o Canarinho deu um gás nas renovações, anunciando o zagueiro Windson, que defendeu o Canarinho em 37 jogos desde 2022, além do atacante Gabriel Rosseto, de 23 anos, que entrará em sua terceira temporada com a camiseta do Ypiranga e vestiu a camisa do clube em 30 jogos neste ano.

Por fim, outras duas renovações foram recentemente anunciadas, trata-se do o lateral-esquerdo Ávila, que retornou neste ano ao clube após passagem em 2019, e entrou em campo em oito oportunidades. Assim como o lateral-direito Yohan, cria da base do Canarinho, e que marcou seu primeiro gol profissional na última rodada da Série C.

Contratações

A primeira contratação anunciada foi do atacante Mateus Anderson, de 29 anos. O atleta chega ao clube após passagem pelo Botafogo-PB, além de acumular no currículo equipes como XV de Piracicaba, Mirassol, Paysandu, Cuiabá, Vila Nova – onde foi campeão da Série C -, entre outros.

Ainda no setor ofensivo, o Canarinho realizou a contratação do atacante Fabrício, de 25 anos. Ele desembarca em Erechim após ser campeão maranhense neste ano pelo Maranhão, onde marcou sete gols. O jogador acumula passagens ainda por Chapadinha, IAPE e Serra Macanse.

Nome conhecido no interior gaúcho, o volante Karl também defenderá o Canarinho em 2024. Com 30 anos, ele chega ao time após passagens por Caxias, Brasil, São José e Aimoré, além de Paraná, Ferroviária, Brusque, entre outros.

No final de outubro foi a vez do anúncio do atacante Gabriel Lima, de 25 anos. Cria do Inter de Lages, e destaque na equipe de transição do Corinthians em 2021, o jogador retorna ao Brasil após três temporadas atuando em Portugal, onde defendeu o Vitoria e Fafe – onde atuou por apenas três jogos neste ano.

Já na última semana, o clube anunciou o zagueiro Fernando, de 29 anos. O atleta chega à Erechim após passagem neste ano pelo Caxias, onde conquistou o acesso à Série C, além de acumular no currículo clubes como Joinville, boa Esporte, Cascavel e Deportivo Tepic (México).

Reforço para a lateral, Foguinho também passará a compor o elenco de Testoni. Aos 26 anos, ele chega à Erechim após passagem pelo XV de Piracicaba neste ano. O lateral esquerdo defendeu as cores de Figueirense, Pouso Alegre, ASA, Motonense, Mirassol, entre outros.

Por fim, no início desta semana foi a vez do Canarinho anunciar o meia Lucas Marques. O jogador chega ao Colosso da Lagoa após cinco temporadas atuando no futebol português. Além de ser cria da base do Internacional, soma passagens por Vitória e Figueirense.