De olho em 2024: Como está a preparação do São Luiz para a próxima temporada

Foto: Rico Marchetti/São Luiz

Campeão da Copa FGF – Troféu Rei Pelé e vice da Recopa Gaúcha, o São Luiz terminou sua participação na 10ª colocação, uma acima da zona de rebaixamento no Gauchão Ipiranga 2023, e caiu na segunda fase da Copa do Brasil, quando faturou mais de R$ 1,6 mihão. Com as mesmas competições compondo o calendário do próximo ano, o foco é em melhorar o desempenho, para isso, já deu início no planejamento.

A pré-temporada da equipe está marcada para começar no dia 1º de dezembro.

Renovações

O zagueiro Ricardo Thalheimer foi o primeiro a renovar o vínculo para 2024. Aos 30 anos ele irá disputar seu quinto Campeonato Gaúcho e sua segunda Copa do Brasil com a camisa do São Luiz, e já soma 75 jogos oficiais pelo Rubro. Neste ano foi peça importante na equipe, quando disputou 21 jogos e marcou um gol.

Outra renovação foi com o goleiro Raul, de 26 anos. Com a camisa do time de Ijuí, foi um dos destaques do bicampeonato da Copa FGF, disputando 11 partidas e sendo o goleiro menos vazado da competição.

Ainda no setor defensivo, o lateral-esquerdo Márcio Duarte também permanecerá no 19 de Outubro. O atleta chegou ao clube no segundo semestre e disputou 12 jogos com a camisa do São Luiz, além de balançar as redes uma vez.

Também considerado destaque da equipe na Copa FGF, o volante Lucas Hulk, de 30 anos, segue no Rubro para a próxima temporada. O defensor somou sete partidas e dois gols decisivos contra Novo Hamburgo e São José. Outra peça que teve vínculo renovado foi o zagueiro Breno Calixto, que defendeu a equipe em cinco partidas neste ano.

Por fim, no ataque duas renovações foram anunciadas nos últimos dias: o atacante Lucas Souza, responsável por marcar o segundo gol no primeiro jogo da final da Copa FGF, que disputou nove partidas e marcou três gols com a camisa do rubro na temporada; e o meia-atacante Diogo Sodré, que em 2023 disputou 12 partidas e marcou três gols.

Contratações

A primeira contratação anunciada pelo alvirrubro foi a do zagueiro Bruno Jesus. O atleta, de 26 anos, estava no São José, onde disputou a Série C, atuando em 31 partidas e marcando um gol. Além da equipe de Porto Alegre, o defensor também atuou no CD Aves, de Portugal, e no Passo Fundo.

Ainda no setor defensivo, outro atleta que se juntará ao elenco da equipe de Ijuí é o volante Mateus Santana. O atleta de 31 anos defendeu neste ano o Primavera-SP e chega do Inter-SM, onde atuou em 17 partidas e marcou três gols. Além destes, acumula passagens por Esportivo, Passo Fundo, Lajeadense, Cianorte-PR, Novo Hamburgo, Veranópolis, Juventude, Sampaio Corrêa, Pelotas, entre outros.

Para o comando da casamata, o clube anunciou a contratação do técnico Alessandro Telles. O treinador chega ao 19 de Outubro após passagem pelo Guarany de Bagé, onde levou a equipe ao acesso para o Campeonato Gaúcho 2024 e foi vice-campeão do Gauchão Série A2. Esta será a segunda passagem de Telles pelo clube, já que a primeira ocorreu em 2014, quando assumiu o comando da equipe para disputar as partidas restantes do Gauchão e as decisões pela Copa do Brasil, contra o Nacional-AM.

No último final de semana foi a vez de anunciar a contratação do meio-campista Gabriel Davis. O jogador, de 34 anos, estava no Nacional-AM, onde disputou cinco partidas. Além do time amazonense, Davis teve passagens por Juventude, Boa Esporte-MG, Santa Cruz-RS, Tero Sasana da Tailândia, Uberlândia-MG, Barueri-SP, Vila Nova-MG, Lajeadense, Caxias, Manaus, Amazonas e Paysandu, entre outros.