Com nível alto, Guaíba começa a transbordar em Porto Alegre

Foto: Divulgação/Prefeitura POA

Na manhã desta segunda-feira (20) , o Guaíba começou a transbordar no Cais Central, próximo ao Centro de Porto Alegre, marcando a terceira vez neste ano em que as águas ultrapassaram o nível do cais.

De acordo com as medições feitas pouco antes das 8h da manhã, o nível do Guaíba estava em 3,01 metros, apenas um centímetro acima da cota de transbordamento no Cais. O nível continuava a subir, mesmo com o vento calmo.

No momento em começou a transbordar devido às ondulações no Cais Central, as comportas do sistema de contenção de cheias da cidade ainda estavam abertas. Entretanto, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já afirmou que as comportas fechadas ainda nesta segunda.

Com esse dado de 3,01 metros no início da manhã, esta cheia já se torna a terceira maior do Guaíba desde a grande enchente de 1941 (4,76 metros). Ela é superada apenas pelos 3,13 metros registrados em setembro de 1967 e os 3,18 metros do dia 27 de setembro deste ano.

Segundo a MetSul Meteorologia, a situação do Guaíba chegou ao seu extremo pois todos os rios que desembocam no local estão sofrendo cheias, sendo que três deles (Taquari, Caí e Sinos) apresentam cheias de grande proporção. O Rio Taquari, por exemplo, atingiu 28,94 metros no Porto de Estrela, o que representa a quarta maior marca em 150 anos de observações e a terceira maior nos últimos cem anos. Já o Rio Caí alcançou 9,01 metros em Montenegro, a segunda maior cota desde 1940.

Essas cheias são resultado das intensas chuvas que afetaram todas as bacias que deságuam no Guaíba. A situação continua preocupante, pois o nível ainda deve subir devido ao pico de vazão dos rios Taquari e Caí. Além disso, o vento, especialmente o vento Sul, pode agravar ainda mais a situação, elevando o nível do Guaíba em até 50 centímetros, tornando o cenário extremamente preocupante.