Chuvas intensas elevam rios e deslocam 8 mil pessoas na Fronteira Oeste

 Foto: Divulgação/Prefeitura de São Borja

As precipitações recentes que castigam o estado têm provocado a elevação das águas dos rios, resultando em danos e obrigando habitantes a abandonarem seus lares. Na Fronteira Oeste, mais de 8 mil indivíduos continuam deslocados, com Uruguaiana liderando em quantidade de prejudicados.

Na quinta-feira (2), a Defesa Civil estadual expediu um aviso de alagamento para o Rio Uruguai, cujos níveis já estão altos desde Iraí, na região Norte. O receio da entidade é que o rio alcance novamente marcas recordes de subida. Alertas para enchentes em córregos e inundações em rios menores nas áreas das Missões e norte do estado também foram emitidos.

Em Uruguaiana, as águas do rio apresentam variações: registravam queda até a noite de quinta-feira (2), mas na manhã de sexta-feira (3), mostram estabilidade com perspectiva de aumento. Atualmente, o nível está quase dois metros acima da marca de alagamento, de 8,50m. Na cidade, há 5.574 pessoas entre desabrigadas e desalojadas.

Em São Borja, as águas estão três metros acima do limite de alagamento, fixado em 9m, afetando 1.364 pessoas. A partir dessa localidade, o rio demonstra ascensão.

Em Itaqui, o rio retomou a subida na quinta-feira e está mais de dois metros acima do limite de 8,30m. Cerca de 1126 pessoas foram impactadas e 92 residências flutuantes foram retiradas.

Na Barra do Quaraí, 57 pessoas foram afetadas, com o nível do rio atingindo 9,96m – superando a marca de alagamento de 8,50m. Existem nove desabrigados e 48 desalojados, totalizando 57 prejudicados.

“Estamos nessa expectativa agora desse movimento, das últimas horas, da chuva nas regiões noroeste e norte do Estado, que têm influência sobre a bacia do Rio Uruguai. Nós estamos acompanhando com bastante atenção. Tem uma tendência de continuar crescendo mais um pouco na nossa região”, afirma Martins.

Região Norte do RS

No norte do estado, em Tupanci do Sul, residentes em zonas de risco estão sendo evacuados de suas residências atingidas pela enchente, nesta sexta-feira (3), conforme informado pela Defesa Civil local. Ainda não existem informações sobre o total de pessoas impactadas.

Na noite de quinta-feira (2), em Nonoai, houve deslizamento de terra em uma via. Em Paulo Bento, os rios Cravo e Erechim, além de córregos, enfrentam elevação. Inundações, obstruções de bueiros e quedas de árvores em estradas foram observadas. Não há registros de feridos, óbitos, desabrigados ou desalojados.