Cheia do Rio Uruguai atinge municípios gaúchos

Defesa Civil de São Borja

O rio Uruguai segue em elevação nesta quarta-feira. As chuvas persistentes na Fronteira-Oeste agravam a situação dos ribeirinhos há mais de 50 dias, com cerca de 4.724 pessoas atingidas.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

Em São Borja o rio atingiu 15,01 metros, superando a cota de inundação em 4,01 metros e ultrapassando o recorde anterior de 14,35 metros em outubro. Isso resultou em 1.512 pessoas afetadas, com 170 desabrigados em 10 locais de assistência, além de 1.342 desalojados. As autoridades recomendam que os moradores ribeirinhos evitem retornar às casas neste momento crítico.

Em Itaqui, o rio marca 12,15 metros, ultrapassando a cota de inundação de 8,30 metros, com 1.112 pessoas atingidas e 78 recebendo assistência em locais designados. Outras 1.034 pessoas estão desalojadas.

Uruguaiana registrou 10,85 metros, excedendo a cota de inundação de 8,50 metros. Cerca de 2.100 pessoas foram afetadas, incluindo 334 desabrigados.

A Defesa Civil enfatiza a importância de as pessoas permanecerem fora das moradias afetadas. A previsão é de que até o sábado, o rio alcance a marca de 12,15 metros, representando a segunda maior cheia da história da cidade. Um ponto de coleta de donativos em formato de drive-thru, apoiado pelo Exército Brasileiro, está em operação em frente à prefeitura, buscando doações de café, biscoitos, achocolatado e leite.

No Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, o rio Uruguai recua desde Barra do Guarita até Garruchos. Em Garruchos, o nível da água está em 18,30 metros, ainda acima da cota de inundação de 15 metros, mas está diminuindo. Em Barra do Quaraí, o rio Quaraí mede 8,78 metros, superando em 28 centímetros a cota de cheia e voltando a subir. Dezoito famílias, totalizando 59 pessoas, estão desalojadas, e duas pessoas estão desabrigadas, recebendo assistência do município enquanto aguardam o retorno às suas casas.