Foto: Ministério do Interior da Espanha
Ontem (27), a Guarda Civil da Espanha efetuou a prisão de dois irmãos de nacionalidade brasileira, acusados de envolvimento em crimes de terrorismo e de manter ligações com o Estado Islâmico. De acordo com as autoridades, eles estavam envolvidos em um processo de radicalização e utilizavam aplicativos de mensagens para exaltar e promover o grupo terrorista.
Os homens teriam compartilhado informações sobre atividades terroristas realizadas em diferentes lugares, manuais de fabricação de explosivos, técnicas de envenenamento, segurança cibernética e hacking.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A investigação contou com a colaboração do FBIe da Polícia Federal do Brasil. Os agentes realizaram buscas em uma residência associada aos detidos na cidade de Estepona, em Málaga, com o objetivo de coletar mais evidências relacionadas às suas atividades e esclarecer os fatos em investigação.
Os dois homens permanecem detidos e serão submetidos ao sistema judicial de Madrid. Até o momento, as autoridades espanholas não haviam divulgado os nomes dos acusados.
Em 2018, outro cidadão brasileiro, Kayke Luan Ribeiro Guimarães, foi condenado na Espanha a uma pena de 8 anos de prisão por sua associação com o mesmo grupo terrorista.