Atual finalista da Libertadores, Boca Juniors está fora do torneio na edição de 2024

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

O tradicional clube argentino Boca Juniors não participará da Copa Libertadores em 2024, uma decisão confirmada após o San Lorenzo garantir sua classificação com uma vitória de 2 a 0 sobre o Central Córdoba na Copa da Liga Profissional. O Boca Juniors, atual vice-campeão do torneio continental com seis títulos da Libertadores, não tem mais chances matemáticas de garantir o acesso e participará da Copa Sul-Americana no próximo ano.

O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

A classificação para a Libertadores é determinada por várias rotas na Argentina. Além do campeão nacional, há três vagas baseadas no desempenho geral na temporada. Com o River Plate já garantido como líder deste ranking, após conquistar a Liga Profissional, os três times seguintes no ranking também se classificam.

Talleres e Rosario Central já haviam garantido suas vagas. Com a vitória do San Lorenzo, o Boca Juniors, que estava atrás do Godoy Cruz, acabou ficando na sexta posição no ranking geral, perdendo assim a chance de disputar a principal competição continental. A equipe também poderia garantir a vaga conquistando a Copa da Argentina mas foi eliminada pelo Estudiantes na semifinal do torneio.

A distribuição das vagas argentinas para a Libertadores 2024 é a seguinte:

  • Campeão da Liga Profissional: River Plate*
  • Campeão da Copa da Argentina: disputa entre Estudiantes e Defensa y Justicia
  • Campeão da Copa da Liga Profissional: ainda em disputa, com candidatos como Huracán, River Plate*, Banfield, Rosario Central*, Godoy Cruz, Belgrano, Racing e Platense
  • Ranking geral da temporada: Talleres, Rosario Central* e San Lorenzo já classificados

* Caso o título da Copa da Liga Profissional fique com River Plate ou Rosario Central, o Godoy Cruz herda a vaga na Libertadores através do ranking geral