Após temporal cerca de 36 mil clientes estão sem energia no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação/CEEE Grupo Equatorial

Os recentes temporais, acompanhados de ventos fortes, afetaram significativamente o fornecimento de energia elétrica em várias regiões do Rio Grande do Sul, deixando cerca de 36 mil clientes da RGE sem energia. As áreas mais impactadas incluem a Serra, o Norte e o Planalto. A RGE informou, por meio de uma nota, que suas equipes estão empenhadas em restabelecer a energia o mais rápido possível.

A companhia destacou que árvores de grande porte próximas às redes elétricas são uma causa comum de interrupções no fornecimento de energia, especialmente durante ventos intensos.

Em Santo Antônio da Patrulha, localizado no Litoral Norte, mais de 100 residências foram destelhadas devido a um temporal de granizo e ventos fortes. A cidade também registrou danos em duas escolas e a queda de 48 postes. O prefeito Rodrigo Massulo expressou preocupação com a possibilidade de haver mais danos do que os inicialmente reportados, com vários distritos severamente afetados.

Similarmente, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, um temporal causou o destelhamento de cerca de 120 residências, com o bairro Berto Círio sendo o mais prejudicado. O prefeito Rodrigo Battistella reportou quedas de árvores e postes de energia na região.

Posicionamento da CEEE Grupo Equatorial Sobre as Condições Climáticas

A CEEE Grupo Equatorial Energia, que também atua na região, relatou que, apesar das chuvas contínuas e descargas atmosféricas desde o último domingo, o volume de ocorrências está dentro do esperado. A empresa afirmou que está com sua estrutura de atendimento pronta para responder a emergências, especialmente nas regiões do Litoral Norte e Metropolitana.