Água com coloração marrom afeta bairros da Zona Norte de Porto Alegre

Foto: Divulgação/@dmaepoa

Moradores de diversos bairros da Zona Norte de Porto Alegre estão lidando com a falta de abastecimento de água há mais de 48 horas, até esta quinta-feira (16). A interrupção no serviço foi causada por um rompimento de adutora na Avenida Sertório, ocorrido na segunda-feira (13). Embora o abastecimento esteja sendo gradualmente restabelecido desde quarta-feira (15), os residentes relatam água com coloração marrom saindo das torneiras.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!

Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) explicou que a coloração anormal se deve a micropartículas desprendidas da parte interna das tubulações. A situação afetou inicialmente 35 bairros da cidade, com o número reduzindo para 11 bairros até o fim da tarde de quarta-feira. Contudo, há relatos contínuos de falta de água em algumas regiões.

O Dmae assegura que os esforços para normalizar o fornecimento de água estão em andamento, com a previsão de que a situação seja resolvida nas próximas horas.

Bairros da Zona Norte de Porto Alegre ainda afetados pela interrupção do abastecimento de água incluem Chácara das Pedras, Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim Itu Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Morro Santana, Passo das Pedras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.