Presidente Lula faz apelo à ONU por intervenção humanitária na região de conflitos entre Israel e Hamas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O chefe de estado brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um apelo em uma plataforma digital, nesta quarta-feira (11), solicitando ação imediata da comunidade global e da ONU para proteger as crianças na região conflituosa entre Israel e o Hamas em Gaza.

Em sua declaração, Lula destacou:

  • A necessidade de proteger todas as crianças, sejam elas israelenses sob custódia do Hamas ou palestinas em Gaza;
  • A imperatividade de uma resposta humanitária global e o estabelecimento de um cessar-fogo na área;
  • O compromisso do Conselho de Segurança da ONU em contribuir para o fim das hostilidades.

Lula apelou diretamente ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional, afirmando: “Juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”

Ele continuou a enfatizar a importância da segurança infantil, independente da região, instigando o Hamas a libertar crianças israelenses capturadas e Israel a interromper os ataques, permitindo a saída segura das crianças palestinas e suas famílias de Gaza pela fronteira egípcia.

Lula reiterou que o Brasil, atual líder do Conselho de Segurança da ONU, se comprometerá ativamente para resolver a crise.

O líder brasileiro, que recentemente passou por procedimentos médicos, tem se comunicado principalmente por meios digitais e canais oficiais durante seu período de recuperação.