Foto: Divulgação
A Novvo, uma startup de São Paulo, trouxe uma novidade para as farmácias do Rio Grande do Sul: a pílula antirressaca, que já está disponível na rede Panvel. Desenvolvido pela Novvo, o suplemento tem como base a quitosana, um ingrediente extraído de crustáceos, identificado pelo CEO Felipe Rebelatto em parceria com o pesquisador gaúcho Luciano Pighinelli.
Ao GZH, eles explicaram que o projeto teve início em 2015, com um investimento total de R$ 1,5 milhão, abrangendo desde a pesquisa até a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Novvo Pré Drink começou a ser comercializado em abril de 2022, após a manipulação nos Estados Unidos. O produto é importado e encapsulado no Brasil.
A pílula não impede que a pessoa fique embriagada, e seu propósito é prevenir a ressaca. De acordo com o CEO, o álcool passa por processos no fígado, gerando acetaldeído, uma molécula mais tóxica. O suplemento neutraliza mais de 50% do acetaldeído, impedindo a oxidação e inflamação no corpo, evitando a temida ressaca do dia seguinte.
O produto, denominado Novvo Pré Drink, não é recomendado para menores de 19 anos e gestantes. Embora exista um medicamento patenteado no Reino Unido com resultados semelhantes, o Myrkl, este ainda não foi aprovado pela Anvisa.