Parque de Passo Fundo ganha nome de Teixeirinha 

Foto: Fundação Teixeirinha

Desde ontem (18), o Parque de Rodeios de Passo Fundo recebeu uma nova identidade, passando a se chamar Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira, em homenagem ao renomado artista Teixeirinha. A iniciativa foi concretizada por meio de um projeto apresentado na Câmara de Vereadores, e posteriormente sancionado pelo prefeito. A informação inicial foi divulgada por GZH.

Os idealizadores dessa proposta foram os vereadores Leandro Rosso (Republicanos) e Luiz Cláudio Rufa Soldá (Progressistas). Antes de formalizar a sugestão, Rosso reuniu-se com os familiares do cantor em Porto Alegre para discutir o projeto.

Os vereadores agora apresentarão à prefeitura uma proposta de remodelação do parque. O projeto inclui a adição do nome de Teixeirinha no novo pórtico, bem como a instalação de placas ao longo do trajeto de acesso, exibindo músicas relacionadas a Passo Fundo. Além disso, uma ideia adicional é a realização de um concurso para a criação de uma estátua do cantor, destinada a ser instalada no Parque de Rodeios.

Teixeirinha é natural de Rolante, mas após se mudar para Soledade, em 1957, foi para Passo Fundo, onde viveu ao lado de sua esposa. O casal adquiriu uma barraca de “Tiro ao Alvo” na cidade, e à noite, encantava o público na Rádio Municipal com músicas e versos. À cidade, ele compôs sucessos como “Gaúcho de Passo Fundo”, “Passo Fundo do Coração” e “Saudades de Passo Fundo”.