Nível do Guaíba fica abaixo da cota pela primeira vez nos últimos 15 dias

Foto: Pedro Piegas/PMPA

Após 15 dias acima da cota de alerta, o nível do Guaíba em Porto Alegre registrou uma queda. Segundo informações da Defesa Civil da cidade, a medição das 8h30 de terça-feira (3) mostrou 2m48cm no Cais Mauá, estando 2cm abaixo do limiar de alerta de 2m50cm.

A estabilidade climática recente e a redução dos ventos sul foram fatores essenciais para essa diminuição no nível do Guaíba. Vale ressaltar que a última atualização de medição ocorreu às 16h da segunda-feira (2).

Dados da Defesa Civil indicam que o Guaíba não registrava níveis abaixo da cota de alerta desde 18 de setembro. Em um momento posterior, o nível até excedeu a cota de inundação, atingindo 3m. Surpreendentemente, na quarta-feira (27), a marca alcançou 3m18cm, o nível mais alto desde 1941.

Contudo, muitos moradores ainda não retornaram às suas casas em Porto Alegre. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) informou que 182 pessoas continuam em abrigos temporários. Desse total, 102 estão hospedados na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e os restantes 72 no Ginásio do Demhab, localizado no bairro Santana.