MP denuncia médicos após morte de criança por dengue na Região Norte

Foto: Arquivo pessoal

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) denunciou dois médicos pediatras por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar, relacionado à morte da paciente Valentina Spesotto, de 10 anos, em Passo Fundo, na região norte. Os médicos acusados são Gaspar Fontoura Mariano da Rocha Filho e Simone Medeiros Beder Reis. O caso ocorreu em abril deste ano.

Segundo o MP, a denúncia se baseia na alegação de negligência e imperícia de Rocha Filho, que inicialmente tratou de Valentina. A pediatra Simone, que atendeu a menina no Hospital São Vicente de Paulo, também é acusada de negligência, de acordo com a denúncia.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Comece o dia bem informado com o Notícias na Hora do Mate, o podcast matinal do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!

Ao G1, o advogado José Paulo Schneider, responsável pela defesa de Rocha Filho, manifestou “surpresa e inconformidade com a denúncia” em nota. Ele afirmou que o MP “negou o pedido pela requisição de perícias e estudos técnicos oficiais para elucidar as questões médicas do caso.” Já a defesa de Simone não se manifestou.

O Hospital São Vicente de Paulo informou que está “colaborando com as investigações” e não informou se Simone Reis foi afastada das atividades, alegando considerações da Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre o caso

Valentina Spesotto, de 10 anos, faleceu devido à dengue em abril deste ano, e os dois médicos foram indiciados pela Polícia Civil em julho. A delegada que conduziu as investigações destacou uma “cadeia de erros” que contribuiu para a morte da criança.

Primeiro, Valentina foi tratada por seu pediatra sem ser submetida a um teste de dengue. Posteriormente, quando procurou o Hospital São Vicente de Paulo, a demora no atendimento por parte de uma médica teria agravado sua condição. Testemunhas relataram que a enfermeira-chefe tentou contato com a pediatra da menina, que só respondeu após duas horas.