Homem morto em saída de festa em Porto Alegre já havia sido preso por tráfico de armas

Foto: Reprodução

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) confirmou a identidade do homem fatalmente atingido por disparos na saída da danceteria Cosmos Lounge, em Porto Alegre. Pablo Garcez Nogueira Nilsson, 39 anos, foi alvo de tiros após uma discussão que se transformou em uma briga envolvendo mais de dez pessoas, por volta das 4h na madrugada da última segunda-feira (16).

O histórico criminal de Pablo, revelado por uma investigação de 2014 do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), indica sua ligação com uma organização criminosa dedicada à distribuição de armas na Região Metropolitana.

O objetivo desse grupo era compor logística para assaltos a bancos, com armamentos provenientes do Uruguai, comercializados por Pablo para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 2014, Pablo e um comparsa foram detidos transportando pistolas de uso restrito, incluindo Glock e Cherokee, ambas com numeração raspada. A apreensão envolveu diversos carregadores de alta capacidade.

No recente incidente, que resultou em sua morte, a situação na danceteria Cosmos Lounge exigiu a intervenção de seis viaturas da Brigada Militar, com o uso de spray de pimenta para conter o tumulto. Enquanto a motivação do desentendimento e o autor dos disparos são investigados, é relevante notar que Pablo tinha antecedentes criminais por receptação e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Em 2018, Pablo foi condenado por confessar envolvimento com um veículo roubado e alteração de placas. A confissão levou a uma sentença de um ano e seis meses em regime semiaberto. Essa condenação acrescenta detalhes ao passado criminal do indivíduo, demonstrando sua ligação com atividades ilícitas.