Governo do Estado apura possível novo foco de gripe aviária em mamíferos marinhos no Litoral

Foto: Agência Brasil

O Governo do Rio Grande do Sul está investigando um possível novo caso de gripe aviária em mamíferos marinhos. Este seria o terceiro caso em menos de uma semana no estado. A suspeita diz respeito a um leão-marinho foi encontrado sem vida na Praia Real, em Torres.

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), foi feita a coleta de material genético do corpo do animal, que foi encaminhado para análise em laboratório. A confirmação da causa da morte só poderá ser feita após essa avaliação.

Em uma reunião com o governo do RS ontem (9), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) destacou que animais têm sido encontrados mortos ou doentes na área entre a Praia Real e a Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar.

Até o momento, dois casos de gripe aviária em mamíferos marinhos: um na Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, e outro na Praia do Cassino, em Rio Grande.

Apesar de ser rara a infecção de humanos pelo vírus da influenza aviária, o Governo Federal orienta a população a evitar se aproximar das áreas onde os casos foram registrados e a não tocar em animais doentes ou mortos, a fim de prevenir a possível propagação da doença.