Famílias de vítimas da tragédia de Brumadinho participam de evento em Gramado

Foto: Reprodução/TV Globo

A convite do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, membros da associação de familiares das vítimas e afetados pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, estarão presentes em Gramado, na Serra, de quarta-feira (4) a sexta-feira (6). O município será sede da 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), um dos principais eventos desse tipo na América Latina. A informação inicial foi divulgada pela jornalista Juliana Bublitz.

A operação em Minas Gerais é considerada a maior busca e resgate já realizada no Brasil, com mais de 1.700 dias de duração. Após quatro anos e nove meses da tragédia, bombeiros continuam na busca por três vítimas que chamam de “jóias”: Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva. O caso resultou na morte de 272 pessoas.

Durante o evento em Gramado, além de prestar homenagens aos profissionais, os representantes da associação compartilharão as consequências do rompimento da barragem da Vale. Em seu estande, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e conversar com familiares das vítimas. Serão exibidas fotografias, cartazes, livros, revistas, recortes de jornais e vídeos. No espaço, também serão distribuídos materiais informativos para conscientização, com o objetivo de evitar que a “tragédia-crime”, como é denominada pelas famílias, se repita.

A atuação do Corpo de Bombeiros em Brumadinho também será tema de uma apresentação do tenente-coronel Anderson Passos. Ele foi um dos líderes das operações no local durante os quatro primeiros meses após a catástrofe e é autor do livro “Brumadinho 272”.