Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Quatro militares e três cães de salvamento do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foram deslocados para o Rio Grande do Sul para auxiliar nas operações de localização e resgate de vítimas após um ciclone atingir o estado, resultando em mortes em cinco cidades.
A equipe mineira concentrará seus esforços no Vale do Taquari, onde cinco pessoas ainda estão desaparecidas. Hoje (17), eles receberão orientações específicas para a missão e darão início às buscas.
Com experiência em desastres anteriores, incluindo os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, a equipe traz habilidades essenciais para localizar vítimas soterradas.
A missão no RS será a terceira fora do estado para Chronos, da raça Pastor Belga de Malinois, Kali, um Pastor Alemão, e Agnes, uma Pastor Belga de Malinois, cães especializados em busca e salvamento.
A equipe é liderada pelo Tenente André Monteiro de Castro Silva Dutra, com vasta experiência em desastres e coordenação de atividades de busca e salvamento. O grupo permanecerá no estado até 23 de outubro, quando será substituído por outro destacamento de bombeiros de Minas Gerais.