Embaixador de Israel na ONU pede renúncia de Secretário-Geral

Foto: Reprodução/YouTube

Nesta terça-feira (24), o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, solicitou que o secretário-geral da organização, António Guterres, renuncie imediatamente. Erdan alega que Guterres distorceu a interpretação dos ataques do grupo radical islâmico Hamas durante sua fala na reunião do Conselho de Segurança da ONU realizada hoje.

Através de suas redes sociais, o embaixador falou o seguinte: “O discurso chocante do secretário-geral da ONU na reunião do Conselho de Segurança, enquanto foguetes são disparados contra todo Israel, provou conclusivamente, sem qualquer dúvida, que o secretário-geral está completamente desligado da realidade na nossa região e que ele vê o massacre cometido pelos terroristas nazistas do Hamas de uma forma distorcida e imoral”, disse.

Ele ainda completou afirmando: “A sua declaração de que ‘os ataques do Hamas não aconteceram no vácuo’ expressou uma compreensão pelo terrorismo e pelo assassinato. É realmente incompreensível. É verdadeiramente triste que o chefe de uma organização que surgiu após o Holocausto tenha opiniões tão horríveis. Uma tragédia!”.

A posição adotada por Israel se deu após a fala de Guterres, que afirmou em sua fala que “em um momento crucial como este, é importante ter princípios claros – começando pelo princípio fundamental de respeitar e proteger os civis”, e que “proteger civis não pode ser nunca os mandar para o sul onde não tem medicamentos, não tem combustível, não tem comida e nem água e então continuar bombardeando a região”. Ele ainda afirmou que os ataques em 7 de outubro “não aconteceram do nada”.