Conab anuncia primeira rodada de leilões de trigo ainda em outubro

Foto: José Schafer / Emater

No dia 31 de outubro, a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento agendou a primeira rodada de leilões para auxiliar na venda de trigo. Está prevista a oferta de 154,8 mil toneladas do grão através dos leilões Pepro – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e PEP – Prêmio para Escoamento de Produto.

O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Comece o dia bem informado com o Notícias na Hora do Mate, o podcast matinal do Bairrista: Clique aqui!

Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!

Estas iniciativas buscam beneficiar produtores agrícolas, cooperativas, indústrias transformadoras e comerciantes do setor.

Para a região do Rio Grande do Sul, a meta é escoar até 140 mil toneladas. Deste total, 70 mil toneladas serão disponibilizadas pelo PEP e as outras 70 mil toneladas pelo Pepro. De acordo com um comunicado da Conab, a primeira sessão de leilões está programada para a manhã de terça-feira, logo após a finalização do processo de aquisição de sacos, realizado através do Siscoe – Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab.

Conforme estabelecido pela portaria nº 6 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), datada de 28 de abril do corrente ano, o custo base do trigo, categoria 1, para a safra 2022/2023 é de R$ 79,17 por saca na região sul. Este preço será aplicado de julho de 2023 até junho de 2024.