Foto: Divulgação/CBF
O congresso técnico da Série C do Campeonato Brasileiro 2024 ainda está distante, com previsão para março, antes do início da competição, que acontece em maio. Entretanto, nos bastidores, já está acontecendo uma movimentação significativa.
Os presidentes dos clubes estão em diálogo para alterar a fórmula da competição já no próximo ano. Em 2022, o campeonato adotou o formato de turno único, com o acesso sendo decidido em dois quadrangulares, onde os dois primeiros de cada grupo conquistam vagas na Série B.
Entretanto, os dirigentes desejam um campeonato que inclua tanto turno quanto returno, similar ao que ocorre nas séries A e B do Brasileiro. Uma das preocupações atualmente é que, devido ao formato de turno único, alguns times têm um número menor de partidas em casa em comparação a outros.
No entanto, uma potencial barreira para essa mudança de formato é a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que é responsável pelos custos da competição. Com a inclusão do returno, haveria um aumento significativo no número de jogos, o que implicaria mais despesas com viagens aéreas e hospedagens para a entidade.