Vinícola da Serra recebe inédita certificação orgânica e biodinâmica em produção de vinhos

Foto: Locanda di Lucca/Divulgação

Localizada em Monte Belo do Sul, na Serra, a Vinum Terra se destaca como a primeira vinícola a obter a certificação orgânica e biodinâmica IBD Demeter International para todos os seus produtos.

No processo de elaboração de suas bebidas, princípios rigorosos são seguidos, que resultatam no reconhecimento: não utilização de conservantes como sulfitos, não realização de chaptalização (adição de açúcar) e não emprega insumos enológicos, além de evitar trasfegas e filtragens. Seus vinhos são criados sem intervenções químicas no solo e no fruto.

Com essa abordagem, a Vinum Terra se destaca como a única vinícola no estado do Rio Grande do Sul, e possivelmente no Brasil, a ser 100% biodinâmica e a possuir certificação para toda a cadeia produtiva. As uvas orgânicas e biodinâmicas são cultivadas na propriedade, garantindo autenticidade e características únicas.

A iniciativa foi idealizada por Marilei Giordani e seu marido, Edgar. Este último é enólogo e vem de uma família de vitivinicultores, dedicando-se à agricultura biodinâmica. O casal adquiriu uma propriedade para iniciar sua jornada de produção em 2015 e, desde 2019, está estabelecido em Monte Belo do Sul.