Terça-feira no RS pode ter chuvas de 100 mm e ventos de 100 km/h ao longo do dia

Foto: Divulgação/Clima Tempo

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta para esta terça-feira (26) sobre a previsão de chuvas intensas e rajadas de vento em grande parte do Rio Grande do Sul. O instituto também aponta riscos de granizo, interrupções no fornecimento de energia, danos à agricultura, desabamento de árvores e possíveis inundações.

A previsão meteorológica sugere eventos climáticos severos em quase todo o estado, com a formação de um ciclone extratropical entre os dias 26 e 27, período que coincide com o alerta do Inmet.

De acordo com as estimativas, o acúmulo de chuva pode alcançar 100 mm/dia e os ventos podem atingir até 100 km/h.

Especialmente no Vale do Taquari, que já sentiu os impactos de um ciclone no começo do mês, espera-se tempestades e fortes ventos. Os meteorologistas preveem que o ciclone se dissipará na quarta-feira.

Segundo a Climatempo, os temporais devem ser mais intensos nas regiões do Litoral Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Norte, Serra e Sul. A formação desse ciclone pode trazer rajadas de vento de alta intensidade, com potenciais danos.

Para segurança, o Inmet recomenda que as pessoas evitem ficar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionem próximo a torres e outdoors. Caso possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do estado também lançou um alerta nesta segunda-feira (25), válido até 16h, considerando os eventos climáticos previstos antes da chegada do ciclone. Eles antecipam chuvas intensas, descargas elétricas, possíveis granizos e rajadas de vento.

Previsão para Hoje

Assim como no fim de semana, a segunda-feira será de muita chuva. Regiões como a Serra, Litoral Norte, Metropolitana e Central terão altos índices pluviométricos e rajadas de vento.

As regiões da Campanha e Sul verão chuvas principalmente à tarde e à noite, com períodos de estabilidade. Já no Noroeste, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas de intensidade variada.