Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Na manhã de hoje (28), o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano (PP), foi temporariamente afastado de suas funções por decisão judicial em decorrência das investigações da Operação Fandango. Essa operação tem o objetivo de apurar suspeitas de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, concussão e crimes de responsabilidade. A informação inicial foi divulgada por GZH.
Ao GZH, o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, afirmou que a investigação se concentra na suspeita de acordos ilegais entre empresários locais e autoridades municipais, que acordos teriam como finalidade o desvio de recursos provenientes dessas licitações, recursos esses utilizados para despesas pessoais.
Foram executados mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura do município e nas secretarias municipais de Administração e Fazenda, Interior e Transportes, Meio Ambiente e Obras, além de residências de agentes públicos e privados, além de empresários envolvidos na investigação.
No que diz respeito aos empresários implicados, também foi determinada a proibição de envolvimento direto ou indireto em qualquer atividade de natureza econômica-financeira com o Poder Público, bem como a suspensão dos contratos em andamento com o município.