Michael Gambon, o Dumbledore em ‘Harry Potter’, morre aos 82 anos

Foto: Divulgação

O cinema internacional amanheceu de luto nesta quinta-feira (28). O talentoso ator Michael Gambon, amplamente conhecido por seu papel como Albus Dumbledore na série de filmes “Harry Potter”, faleceu aos 82 anos. O artista estava internado e lutava contra uma pneumonia.

A triste notícia foi confirmada pela família em um comunicado. De acordo com a agência de notícias PA Media, ele faleceu “de maneira tranquila no hospital”. “Estamos devastados em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael faleceu pacificamente no hospital, com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após lutar contra uma pneumonia“, diz.

Sir Michael John Gambon, admirado por várias gerações de atores, iniciou sua carreira nos palcos no início dos anos 1960, e posteriormente expandiu seu talento para a televisão e o cinema. Dentre seus papéis memoráveis, interpretou o líder psicótico da máfia no filme “O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante” e também como o idoso rei George V no aclamado “O Discurso do Rei”, dirigido por Tom Hooper em 2010.

Gambon se tornou o segundo ator a interpretar o icônico personagem Dumbledore na adaptação cinematográfica de “Harry Potter”, assumindo o papel em 2004 após o falecimento de Richard Harris em 2002.