Foto: Reprodução/Internet
Diante das recentes previsões de chuva, o Dmae comunicou, via redes sociais, que as comportas 4 e 6, situadas na Avenida Sepúlveda e próximo ao Catamarã, podem ser fechadas em Porto Alegre, se necessário. Esta decisão foi baseada no aumento do nível do Guaíba registrado na segunda-feira (25).
Até o momento, as comportas 1, 2, 3, 11, 12 e 14 já foram seladas, com medidas adicionais de reforço utilizando sacos de areia. Na segunda-feira, o nível do Guaíba alcançou 2,73m, aproximando-se da marca crítica de inundação próxima ao Cais Mauá. Atualmente, o monitoramento indica 2,70m.
O Sistema de Defesa Contra Inundações de Porto Alegre se estende da freeway até a Avenida Diário de Notícias, englobando mais de 68km entre diques, comportas e estações de bombeamento. A MetSul Meteorologia alerta para condições instáveis no Rio Grande do Sul nesta terça-feira.
Diversos municípios podem registrar precipitações superiores a 50mm em períodos inferiores a três horas. Algumas áreas podem ter acumulados próximos ou superiores a 100mm, alcançando até 150mm em pontos específicos.