Mudança nos ventos alivia situação do Guaíba após enchente histórica

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A quarta-feira (27) entrou para a história em Porto Alegre. Ontem, o vento Sul se transformou no vilão por trás do aumento significativo do nível do Guaíba, atingindo a cota mais alta no Cais Mauá desde a grande enchente de 1941. No entanto, a quinta-feira (28) traz uma boa notícia, pois os ventos passaram a soprar do Leste para o Nordeste no Norte da Lagoa dos Patos ajudaram a reduzir o nível da água na capital.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o vento Sul intenso de ontem, combinado com a influência de um ciclone, foi responsável por elevar o nível do Guaíba em menos de 24 horas, saltando de 2,80 metros para 3,18 metros. Isso resultou no primeiro transbordamento no cais com uma cota acima de três metros desde a enchente de setembro de 1967.

Apesar dessas condições desafiadoras, o nível do Guaíba continuará alto nos próximos dias, com a preocupação de um possível novo episódio de vento Sul, embora menos intenso, no fim de semana, devido à entrada de uma massa de ar frio.

Nesta madrugada, foi observada uma redução no nível do Guaíba. Segundo a última atualização, o nível atingiu 2,94 metros às quatro horas da manhã desta quinta-feira.

Segundo um prognóstico da MetSul, hoje, em Porto Alegre e na maior parte do interior, haverá o sol entre as nuvens. No Sul e Leste do estado, as nuvens podem trazer garoa ou chuva isolada e passageira, mas nada que cause grande preocupação. Nas regiões do Oeste, Noroeste e Norte do estado, a quinta-feira promete ter períodos de céu claro.