Eduardo Leite afirma defender derrubada do muro da Mauá e novo sistema de prevenção

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Com a diminuição do nível da água no Guaíba, foi concluída nesta sexta-feira (29) a abertura das comportas do Sistema de Proteção Contra Cheias, em Porto Alegre. A ação atingiu oito das 14 estruturas que compõem o sistema, uma vez que as demais ficam fechadas de forma permanente.

Ontem (28) quando o serviço começou a ser realizado, governador Eduardo Leite esteve presente no local. No Cais Mauá, o ele reforçou a defesa do governo estadual na demolição do muro da Mauá e na substituição do atual sistema de prevenção contra enchentes por um novo. Ele enfatizou que a remoção do muro não significa deixar a cidade desprotegida, mas sim substituir o sistema por um “mais adequado às novas atividades desenvolvidas na região”. A informação foi divulgada pelo Correio do Povo.

O novo sistema proposto inclui uma espécie de arquibancada junto ao rio, com uma elevação de 1,20 metro, que serviria como barreira contra as cheias. Além disso, está previsto um sistema retrátil de barreiras, que seria usado em situações de enchentes mais severas, quando o nível da água ultrapassar os 4,20 metros.