Defesa Civil reporta aumento de desabrigados em municípios da Fronteira Oeste do RS

Foto: Prefeitura de Itaqui / Divulgação

A Defesa Civil da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul relatou um aumento no número de habitantes afetados pelas enchentes nesta terça-feira (12). Atualmente, 422 pessoas estão fora de suas casas, um aumento em relação às 342 registradas na manhã de segunda-feira.

Em Alegrete, o cenário é o mais preocupante, com 231 pessoas desalojadas, das quais 66 estão em abrigos de emergência. O nível do Rio Ibirapuitã atingiu a marca de 10m57cm nesta manhã, ultrapassando a cota de inundação estabelecida de 9m70cm.

Situação em outros municípios

  • São Borja: 52 residentes foram obrigados a evacuar suas casas; 23 deles estão alojados no Ginásio do Passo. O Rio Uruguai registrou 10m44cm, também acima da cota de inundação.
  • Uruguaiana: 47 pessoas tiveram que abandonar suas moradias, com 11 encontrando refúgio no Centro Esportivo Zona Leste. O Rio Uruguai marcou 9m, superando a cota de inundação de 8m50cm.
  • Dom Pedrito: 30 habitantes estão desalojados, com sete em um abrigo na Escola Ada Seabra. O Rio Santa Maria ainda não atingiu a cota de inundação.
  • Rosário do Sul: 62 pessoas estão fora de suas casas, e 53 estão abrigadas no ginásio Ervilhão. O Rio Santa Maria aproxima-se da cota de inundação.
  • Itaqui: Apesar do nível elevado do Rio Uruguai, nenhum desalojamento foi registrado.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) confirmou que grandes volumes de chuva afetaram a região. O alerta da Defesa Civil para possíveis alagamentos e inundações continua ativo até as 18h desta terça-feira, estendendo-se até as 8h de quarta-feira para os rios Ibirapuitã e Santa Maria.

Outros rios, como Ibicuí, Jacuí, Sinos e Gravataí, também estão acima da cota de alerta. Em contrapartida, os rios Taquari e Caí estão em rápido declínio, segundo informações da Sema.