Chuvas intensas devem permanecer durante tarde desta quarta-feira (13) no RS

Foto: Agência Brasil

A Metsul adverte sobre chuvas intensas e formação de ciclone extratropical que afetam o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A baixa pressão atmosférica está intensificando as instabilidades climáticas na região Sul do Brasil e desencadeando fortes precipitações. Essa baixa pressão deve evoluir para um ciclone ao leste do litoral gaúcho na próxima quinta-feira (14).

Neste momento, a área de baixa pressão influencia predominantemente a parte Norte do Rio Grande do Sul. Mais tarde, o sistema se deslocará para o Atlântico próximo ao Sul de Santa Catarina e o litoral Norte do Rio Grande do Sul, intensificando-se em um ciclone.

Devido ao elevado índice pluviométrico, uma barragem de dimensões reduzidas rompeu ao lado da rodovia BR-116, em Camaquã, causando a inundação de todas as faixas de trânsito no quilômetro 383.

Alagamentos e inundações também foram registrados em Porto Alegre e cidades vizinhas como Canoas, Viamão e Guaíba. As precipitações mais acentuadas devem persistir até o final da tarde de hoje, enfraquecendo gradativamente à noite. Há risco de tempestades e ventos fortes.

A quinta-feira ainda começará com precipitações em várias localidades, porém, o clima começará a estabilizar no Oeste e Noroeste do estado à medida que o ciclone se distancia. O clima seco e ensolarado prevalecerá durante o fim de semana, com um rápido aumento da temperatura, fazendo com que o domingo seja quente e ensolarado em muitas cidades gaúchas.