Cais Embarcadero ficará fechado pelos próximos dias devido a alerta de inundação

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu orientações para manter o Cais Embarcadero fechado na terça-feira (26) e quarta-feira (27). Essa medida foi adotada em resposta ao alerta de inundação, uma vez que o nível do Guaíba está previsto para continuar subindo. A informação foi inicialmente divulgada por GZH.

Hoje (25), a prefeitura já havia tomado a decisão de fechar as comportas do sistema de contenção de enchentes do Guaíba. A medida preventiva foi implementada para evitar alagamentos na região central caso o nível atinja os 3 metros. Segundo a última atualização da MetSul Meteorologia, o marcador apontava para 2,73m.

As comportas não eram fechadas desde 2015, quando o Guaíba alcançou 2 metros e 89 centímetros. Ainda segundo a MetSul, o maior risco de elevação do Guaíba é pelo vento, uma vez que este deverá ser intenso (70 km/h a 90 km/h) na quarta-feira (27) no setor Norte da Lagoa dos Patos, represando fortemente o Guaíba horas depois de muita chuva na área da capital prevista para esta terça.

Com chuva volumosa na capital, aumento de vazão de raios, represamento pelo nível muito alto da Lagoa dos Patos e represamento adicional por vento Sul intenso no meio da semana, a cheia do Guaíba pode evoluir para cotas crítícas. O risco de atingir os 3,00 metros da cota de transbordamento no Cais Mauá (Centro) não é descartado sob vento Sul forte.