Foto: Reprodução
Marcelle Decothé, responsável pela Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Igualdade Racial, enfrenta reações adversas após comentar sobre a torcida do São Paulo durante a final da Copa do Brasil no último domingo (24). Após a conclusão do jogo, onde o Flamengo saiu derrotado, Decothé, associada à ministra Anielle Franco, compartilhou comentários em tom de deboche nas redes sociais.
Em uma postagem no Instagram, ela mencionou: “Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior tudo de pauliste.” A revelação inicial veio através do “Estado de S. Paulo”.
Além disso, Luna Costa, assessora especial de comunicação do mesmo ministério, também fez uma postagem. A imagem mostrava Decothé segurando uma camiseta do Flamengo, com a legenda: “Marcelle brincando com o perigo abrindo a camisa do Flamengo no meio da torcida do São Paulo“, diz.
Em resposta ao incidente, membros da oposição encaminharam uma denúncia formal ao Ministério Público de São Paulo (MPSP). O deputado federal Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) alegou que os comentários de Decothé configuram “discriminação racial” ao se referir “torcida branca”.
“Acabei de denunciar Marcelle Silva, por Racismo e Xenofobia. A assessora da Ministra da Igualdade Racial Aniele Franco veio para São Paulo no último domingo de jatinho da FAB e usou suas redes sociais para divulgar comentários racistas e xenofóbicos contra a torcida do São Paulo”, disse Bilynskyj.