Foto: Getty Images
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o aval nesta segunda-feira (25) para o Mounjaro, um medicamento semanal da Eli Lilly que ajuda no controle do açúcar no sangue em adultos com diabetes tipo 2. Este é o primeiro remédio a atuar nos receptores de dois importantes hormônios, o GIP e o GLP-1.
A aprovação foi baseada em um programa de estudos clínicos chamado SURPASS, que envolveu mais de 19 mil pacientes com diabetes tipo 2 em todo o mundo. O estudo SURPASS-2, o maior do programa, demonstrou que o Mounjaro foi mais eficaz do que outra medicação, a semaglutida 1mg, no controle glicêmico e na perda de peso em todas as doses estudadas (5mg, 10mg e 15mg).
Sobre o estudo
Os resultados do estudo mostraram que 51% dos pacientes que utilizaram Mounjaro 15mg alcançaram níveis de açúcar no sangue (HbA1c) considerados normais, enquanto apenas 20% dos pacientes que utilizaram semaglutida atingiram esse resultado. Além disso, 92% dos pacientes que usaram Mounjaro 15mg alcançaram níveis de HbA1c recomendados pelas diretrizes médicas, e esses pacientes também perderam o dobro de peso em comparação com os que usaram semaglutida.
O Mounjaro também se destacou por proporcionar resultados mais rapidamente. Pacientes que utilizaram qualquer dose de Mounjaro alcançaram a meta de HbA1c abaixo de 7% em apenas oito semanas, quatro semanas mais rápido do que os que usaram semaglutida. Além disso, os pacientes que usaram Mounjaro atingiram a meta de pelo menos 5% de redução de peso em menos tempo do que os que usaram semaglutida.
É importante destacar que o perfil de segurança do Mounjaro foi semelhante ao de outros medicamentos da mesma classe, com eventos adversos mais comuns relacionados ao trato gastrointestinal.