Foto: Divulgação/Defesa Civil Rio Grande
Telhas distribuídas pela prefeitura de Rio Grande, na região sul, para ajudar moradores atingidos pelo ciclone extratropical em julho estão sendo vendidas em redes sociais. Pelo menos oito pessoas que receberam as doações foram identificadas vendendo os itens.
De acordo com a Defesa Civil, os anúncios dos produtos estão disponíveis com valores entre R$ 5 e R$ 15. Algumas pessoas alegaram não terem recebido as telhas, mas o órgão possui registros e assinaturas que comprovam a entrega.
Após tomar conhecimento desses casos, a prefeitura registrou ocorrência e os moradores envolvidos serão investigados. Eles podem ser acusados de estelionato e falsidade ideológica.
As telhas começaram a ser doadas na última segunda-feira (31) para 500 casas destelhadas e outras 38 completamente destruídas, de acordo com a Defesa Civil. No fenômeno ocorrido em 15 de julho, os ventos chegaram a 140 km/h, causando danos em serviços de telefonia, internet e abastecimento de água. Infelizmente, um homem de 68 anos faleceu após a queda de uma árvore.