Copa do Mundo Feminina 2023 bate recorde de público em estádios

Foto: Thais Magalhães/CBF

A edição atual da Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália e Nova Zelândia, registrou maior presença de torcedores nos estádios durante a fase inicial do que a edição completa anterior, que ocorreu na França em 2019.

Segundo um relatório da FIFA divulgado na sexta-feira (4), após duas semanas e 48 jogos, a competição no continente da Oceania contou com 1,2 milhão de espectadores, superando o total de 1,1 milhão do evento francês.

É importante notar que o número de equipes participantes aumentou de 24 para 32 de uma edição para outra, resultando em um aumento no total de jogos de 52 para 64 (dos quais apenas 48 foram jogados até agora). Ainda assim, a FIFA considera que o balanço parcial “excedeu as expectativas em muitos aspectos“.

Comparando as primeiras 48 partidas de 2019 com as primeiras 48 de 2023, a presença de público aumentou 29%. Até agora, foram vendidos 1,7 milhões de ingressos, ultrapassando a meta inicial de 1,3 milhão.

Três jogos na Austrália e Nova Zelândia já atraíram mais de 45 mil torcedores. Em comparação, durante todo o torneio na França, apenas dois jogos atingiram essa marca. O maior público desta edição atual foi de 75.784 espectadores que assistiram ao triunfo australiano por 1 a 0 sobre a Irlanda no Estádio da Austrália, em Sydney.

Em 2019, 10 jogos em todo o torneio reuniram mais de 25 mil espectadores. Em contraste, a fase de grupos deste ano já viu 21 jogos ultrapassarem a marca de 25 mil. Assim, a atual edição da Copa do Mundo encerrou a fase de grupos com uma média de público de 25.476 espectadores.

“Esta Copa do Mundo Feminina tem sido simplesmente única. Vimos um número recorde de gols, um número recorde de público, um número recorde de espectadores de todo o mundo. Estes são todos os ingredientes necessários para um torneio como esse, e somados a isso, a alegria, a paixão, e o coração. São grandes jogos e despertam todas as emoções”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em publicação nas redes sociais.

A FIFA também destacou o crescimento positivo da audiência das transmissões do torneio. A China, por exemplo, alcançou a maior audiência para um único jogo em todo o mundo, com 53,9 milhões de espectadores assistindo ao seu time jogar contra a Inglaterra.

Nos Estados Unidos, mais fãs assistiram à seleção americana jogar contra a Holanda do que em qualquer outra partida anterior da fase de grupos na história. Foram 6,4 milhões de espectadores sintonizados no jogo.

O relatório também apresenta alguns dados sobre as transmissões no Brasil. Destaca os 8,5 milhões de pessoas que acompanharam a primeira semana do torneio por streaming e os 13,9 milhões que a Globo e o SporTV atraíram, somando ambos canais, durante a partida de estreia do Brasil contra o Panamá.

No entanto, a audiência no Brasil foi menor do que a registrada na Copa da França em 2019. A FIFA não divulgou os números, mas atribuiu isso ao horário dos jogos, disputados no início da manhã no Brasil na edição atual, em contraste com as partidas à tarde durante o torneio de quatro anos atrás.