Surfistas australianos são resgatados depois de 36h no mar da Indonésia

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (14), uma história impressionante de sobrevivência emergiu das águas da Indonésia. Quatro surfistas australianos – Elliot Foote, Steph Weisse, Will Teagle e Jordan Short – foram resgatados após passarem 36 horas perdidos no oceano. Em uma viagem que tinha como destino as Ilhas Banyak, a partir da Ilha de Nias, seu barco foi vencido por uma tempestade inesperada perto da província de Achém e afundou.

Com suas pranchas de surfe como único suporte, o grupo se agarrou à esperança e à espera de ajuda. A mídia australiana “ABC” informou que os três marinheiros locais que estavam a bordo também foram resgatados sãos e salvos.

A aventura marítima tinha começado como uma celebração para marcar o 30º aniversário de Elliot Foote. Outro grupo de amigos que viajava em um segundo barco conseguiu buscar refúgio na ilha Pinang durante o auge da tempestade.

A operação de resgate foi conduzida pela Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia. Após um esforço intenso de 36 horas, Steph, Will e Jordan foram localizados, flutuando em suas pranchas. Uma filmagem emocionante do resgate mostra o momento exato em que o trio foi avistado no vasto oceano. Surpreendentemente, Elliot foi localizado 90 minutos depois, pois tinha se aventurado em direção a uma ilha próxima, remando em sua prancha, na tentativa de buscar ajuda.

“Eles estavam na área certa. O barco estava certo em sua suposição de onde eles estariam seguindo as correntes e marés e coisas assim. Eles estavam todos balançando em suas pranchas de surfe, sabe, eu não sei o que aconteceu com a embarcação. Mas Elliot pegou uma prancha e remou para buscar ajuda, você sabe, você não o culpa, como duas noites inteiras que eles passaram lá fora e um dia inteiro”, compartilhou Peter Foote, pai emocionado de Elliot.

Ao ser resgatado, Elliot prontamente enviou uma mensagem reconfortante ao seu pai: “Oi, pai. Elliot aqui. Estou vivo e em segurança agora. Te amo. Converso com você mais tarde”, escreveu Elliot.