Foto: Tayná Schultz/Gov RS
O governador Eduardo Leite trouxe à luz, nesta quarta-feira (23), a proposta de uma parceria público-privada (PPP) voltada para a manutenção das escolas estaduais do Rio Grande do Sul. O projeto-piloto será implementado em 100 escolas de 15 municípios. Além disso, outras vertentes também foram anunciadas, todas voltadas à educação.
O plano de execução da PPP começa com uma avaliação das 100 escolas selecionadas, onde as necessidades serão identificadas em colaboração com as comunidades. A modelagem do projeto está programada para fevereiro de 2024, e a licitação será preparada entre abril e agosto do mesmo ano. O edital está previsto para ser lançado em fevereiro de 2025, e as obras nas escolas devem começar no segundo semestre desse mesmo ano.
Segundo o governo, a seleção das escolas foi realizada com base em critérios de vulnerabilidade social, sendo todos os municípios parte do programa RS Seguro. Em Porto Alegre, 33 instituições serão beneficiadas. Outras cidades, como Caxias do Sul, Santa Maria e Alvorada, também serão incluídas.
Outras iniciativas
No evento, também foram anunciadas entregas de equipamentos para laboratórios de escolas de Ensino Médio em tempo integral.
Além disso, foram detalhados o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê) e o Projeto de Cooperação Técnica Internacional (Prodoc) do Centro de Referência em Educação do Instituto de Educação Flores da Cunha.