Operação resgata 49 pessoas de clínica clandestina em Maquiné

Foto: Divulgação/Prefeitura Maquiné

Em Maquiné, Litoral Norte do RS, 49 indivíduos, entre 20 e 50 anos, foram libertados de um centro ilegal de tratamento para viciados em drogas, na terça-feira (8). A operação policial revelou que alguns pacientes afirmam ter sido internados à força no local.

O delegado Valdernei Tonete informou que quatro destes indivíduos já foram identificados, apontando a situação de internação forçada. Aqueles que dirigiam o estabelecimento serão alvo de investigações relacionadas ao delito de sequestro e cárcere privado.

Localizada em Morro Alto, junto à RS-407, a clínica estava em operação aproximadamente por cinco meses, situando-se em uma zona quilombola onde estabelecimentos comerciais e atividades similares são proibidos. As autoridades já determinaram o fechamento do local.

João Marcos de Carvalho, responsável pela Saúde em Maquiné, relatou que a operação teve origem após denúncias de residentes locais e publicações em mídias sociais.

“O ambiente, pelo que foi relatado pelas vigilâncias e policiais civis, era muito insalubre e inabitável”, afirmou

Os indivíduos resgatados foram encaminhados a seus familiares e a outras clínicas na área. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.