Novo sistema de vigilância inteligente busca agilizar controle de cargas na fronteira

Foto: Divulgação/Receita Federal

Nesta terça-feira (15), um sistema inteligente de vigilância para verificar cargas foi inaugurado em Uruguaiana, cidade gaúcha, próxima da fronteira com a Argentina. Através do sistema chamado Vigilância Aduaneira Inteligente (VAI), os motoristas podem enviar documentos com antecedência e receber um QR Code quando passam pela inspeção, tornando o processo 25% mais rápido, de acordo com os criadores.

Antes, o motorista tinha que entregar fisicamente um documento à Receita Federal ao chegar à aduana. Agora, com o novo sistema, os documentos são enviados virtualmente e o transportador recebe um código que pode ser escaneado na aduana.

O novo método reduz a necessidade de servidores para gerenciar o processo. Além disso, o sistema pode operar 24 horas por dia, se necessário, e ajudará a selecionar cargas para inspeção de maneira mais eficiente.

É importante lembrar que todos os caminhões que cruzam a fronteira Brasil-Argentina passam pela Receita Federal, precisando apresentar um documento chamado Manifesto Internacional de Carga.