Luto na dramaturgia: Aracy Balabanian morre aos 83 Anos

Foto: Divulgação/ TV Globo

A renomada atriz Aracy Balabanian, faleceu nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Diagnosticada com câncer no pulmão no final do ano passado, Aracy estava recebendo cuidados na Clínica São Vicente, localizada na Gávea, Rio de Janeiro. O desfecho foi confirmado por entes queridos e colegas de profissão.

Aracy não estava atuando em novos projetos desde 2019, quando participou do especial de fim de ano da TV Globo A Magia Acontece. Antes disso, ela fez uma aparição em Malhação: Vidas Brasileiras.

Originária de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a carreira de Aracy na TV teve início em 1965 com sua marcante atuação em “Antígona”, adaptação da obra de Sófocles pela TV Tupi. Antes disso, já havia conquistado seu espaço nos palcos após formar-se pela renomada Escola de Arte Dramática da USP, tendo atuado com destaque no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Desde então, transitou com maestria entre os palcos e as telinhas.

Sua trajetória não foi fácil, enfrentando resistência familiar devido à origem armênia, sendo aceita pelo pai somente após o sucesso em “Antônio Maria” (1968) na TV Tupi, onde dividiu cena com Sérgio Cardoso.

Sua paixão pelas artes foi evidente desde cedo, influenciada por uma visita ao teatro em São Paulo, onde assistiu a uma apresentação da companhia de Maria Della Costa. Em entrevista ao “Memória Globo”, Aracy compartilhou sua emoção, “Era exatamente o que eu desejava. Com 12 anos, já sabia dos desafios que enfrentaria na carreira.”

Sua trajetória televisiva inclui memoráveis atuações em produções como “O Casarão” (1976), “Coração alado” (1980), “Locomotivas” (1986) e sua participação no clássico infantil “Vila Sésamo” (1972), todos veiculados pela TV Globo.