Jovem monta cubo mágico em menos de 8 segundos em campeonato na cidade de Morro Reuter

Foto: Daniela Moraes/Prefeitura de Morro Reuter

Em apenas 8 segundos, o talentoso Caio Sato de São Paulo demonstrou sua habilidade em resolver um quebra-cabeça complexo: completar um cubo mágico usando somente uma das mãos.

Caio se destacou no evento Morro Reuter Cubing, um campeonato dedicado ao cubo mágico que teve sua estreia na cidade com 6 mil moradores, localizada a aproximadamente 60 km de Porto Alegre, ao longo do fim de semana, nos dias 19 e 20.

A competição também teve edições em outras localidades, como Araruama, no Rio de Janeiro, e na capital paulista, São Paulo.

Organizado sob os padrões da World Cube Association (traduzido como Associação Mundial de Cubo Mágico), esta instituição une aficionados pelo cubo mágico globalmente. As competições no estado do Rio Grande do Sul estavam em hiato desde 2019.

Com um tempo impressionante de 7,56 segundos para alinhar todas as faces do cubo mágico, Caio estabeleceu um novo marco nacional na modalidade 3X3X3, referente ao formato clássico do quebra-cabeça. Este feito é reconhecido oficialmente pela associação global.

O campeonato ainda reconheceu talentos em outras modalidades do cubo, como 2x2x2 e 4x4x4, e também desafios com os olhos vendados. A lista completa dos campeões está disponível no website oficial.

De acordo com a World Cube Association, o evento contou com a participação de 70 competidores e teve a colaboração da administração municipal.