Jair Bolsonaro admitiu ter pedido para empresário questionar integridade das urnas eletrônicas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro confirmou em conversa com a Folha de S.Paulo que instruiu um empresário a disseminar mensagens questionando a integridade das urnas eletrônicas. Na terça-feira (22), a Polícia Federal intimou Bolsonaro para um interrogatório relacionado a alegadas conversas subversivas entre empresários simpatizantes de seu antigo governo.

“Eu mandei para o Meyer (Joseph Nigri, fundador da Tecnisa), qual o problema? O ministro Luís Roberto Barroso (do Supremo) tinha falado no Exterior (sobre a derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 2021), eu sempre fui um defensor do voto impresso”, disse nesta quarta-feira (23).

O ex-presidente também afirmou que não era membro do grupo onde Nigri supostamente compartilhou mensagens criticando ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suas posições contra o voto impresso.

Comando para “Repasse ao máximo”

De acordo com a Polícia Federal, Bolsonaro pediu a Nigri que distribuísse essas mensagens o mais amplamente possível. Este pedido foi destacado em uma conversa entre o empresário e o contato identificado como “Pr Bolsonaro 8” pouco antes das alegadas mensagens subversivas serem enviadas no grupo “Empresários & Política”.

O ex-líder brasileiro afirmou que irá prestar esclarecimentos durante o depoimento agendado para 31 de agosto.

A mensagem incriminada no telefone celular de Nigri, proprietário da construtora Tecnisa e um dos primeiros defensores de Bolsonaro, sugere que,

“o ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o veto impresso ao lado da urna eletrônica, quando ele se reuniu com lideranças partidárias e o Voto Impresso foi derrotado. Isso chama-se INTERFERENCIA. Todo esse desserviço à Democracia dos 3 ministros do TSE STF faz somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições. O Datafolha infla os números de Lula para dar respaldo ao TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral REPASSE AO MÁXIMO”, diz o texto.